top of page

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho


No dia 27 de julho, no Brasil, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. O dia comemorativo propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. A data evidencia a necessidade de adoção de medidas e ações preventivas para mudar o atual cenário de morbimortalidade dos trabalhadores no Brasil.


Os dados de doenças e acidentes relacionados ao trabalho apontam número relevante de registro, entre 2007 e 2017 foram registrados 1.324.752 casos, sendo:


Acidentes de Trabalho - 703.193 acidentes de trabalho graves, 466.137 acidentes de trabalho por exposição a material biológico e 50.841 intoxicações exógenas (exposição a substâncias químicas) relacionadas ao trabalho.


Doenças relacionadas ao trabalho - 77.732 casos de LER/Dort, 8.607 casos de transtornos mentais, 6.645 casos de perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR), 6.554 casos de dermatose ocupacional, 3.810 casos de pneumoconiose, e 1.233 casos de câncer ocupacional. Proporcionalmente, os casos de câncer ocupacional tiveram o maior aumento de número de casos, apresentando um incremento de 3.800%.

Dados de http://www.blog.saude.gov.br

Para o Técnico em Segurança do Trabalho da Unimed Rio Branco, Eugênio Oliveira, a data é uma forma de reforçar a importância de ações voltadas para a Segurança no Trabalho, dentro das organizações.

“A Unimed Rio Branco tem propagado continuamente as ações de conscientização com foco na segurança e prevenção de acidentes dentro das unidades de trabalho, por meio de palestras, cronogramas de treinamento e capacitações inerentes a Segurança do Trabalho, despertando no colaborador o cuidado nas funções laborais executadas no cotidiano com medidas de evitem acidentes de trabalho” Pontuou o técnico.


Veja os os números de incidentes e acidentes de trabalho da Unimed Rio Branco nos anos de 2018 e 2019*.

(para fechamento do gráfico foi considerado a data até junho de 2019 para fechar os dados)

Diferença entre acidentes e incidente no trabalho


Segundo a legislação trabalhista brasileira, a definição de acidente de trabalho é: uma ocorrência durante a execução de trabalho a serviço de uma empresa, seja dentro ou fora dela, provocando lesão corporal ou qualquer tipo de perturbação funcional que leve ao desenvolvimento de uma doença, perda ou redução da capacidade do trabalhador ou até mesmo a morte do profissional.

Quando um trabalhador carrega caixas dentro da empresa e tropeça, por exemplo, elas podem apenas cair e derrubar o material que está em seu interior, sem que haja qualquer tipo de dano físico ou material. Após recompor a caixa e o material caído, o trabalhador segue até seu destino. Essa situação se caracteriza como um incidente de trabalho, ou quase acidente. (https://www.epi-tuiuti.com.br)


A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho, assim como as repercussões dos riscos sobre a sua saúde. As unidades de saúde estão aptas a notificar quaisquer agravos relacionados ao trabalho, e também compete ao trabalhador procurar essas unidades notificadoras para informar o acidente ocorrido. Cabe ao empregador proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, buscando alcançar a melhoria da qualidade de vida, e adotar medidas de manutenção da segurança e a saúde de seus colaboradores.


Você pode contribuir para o blog da qualidade:

 

Este é um ótimo espaço para compartilhar experiências vividas dentro e fora da cooperativa. Todas as ideias, sugestões e dicas enviadas para a redação do blog são apresentadas para a alta direção.

 

Você pode usar esse espaço para entrar em detalhes sobre a seu setor e suas atividades na cooperativa. Fale sobre a sua equipe e sobre os serviços prestados.

 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page